Para ilustrar como é importante desenvolver um código limpo e eficiente segue abaixo um exemplo de um código em PHP que tive o prazer de melhorá-lo.
$newmovimento[‘mov_data’] = implode(“-“,array_reverse(explode(“/”,date(“d/m/Y”))));
O código acima pega a data no formato Dia/Mês/Ano, explode na “/” colocando os valores dentro de uma estrutura de dados chamada Array e depois inverte para que fique ano-mês-dia.
Além do código estar super ineficiente, ainda não pega a hora, deixando todos os campos com a hora zerada (00:00:00).
Verifiquei no banco de dados que o tipo de dado que armazena esse campo é um “datetime”, ou seja, um campo que armazena a Data e a Hora.
Muito bem, existe várias formas de resolver esse problema. Uma delas é utilizar apenas 1 comando chamado “CURRENT_TIMESTAMP”.
Nem precisei programar em PHP, utilizei esse comando direto dentro do banco de dados mysql.
O programa não ficou muuuito mais rápido, porém, meu objetivo foi exemplificar que muitas pessoas e empresas programam sem se preocupar com a qualidade e eficiência do código. Ou talvez até desconhecem outros métodos por falta de experiência ou estudo.
Quando temos um problema para resolvermos, por mais simples que seja, é importante parar, pensar e fazer uma análise. Parece que isso vai dar muito trabalho ou demorar muito, mas ao contrário, ganhamos muito tempo com isso. Imagina neste caso testar a captura da data, depois a quebra da barra e a inversão do array.